quarta-feira, 1 de junho de 2011

Exercícios de Biologia

A Química controla nossas vidas
Certamente você já deve ter ouvido falar em diabetes, uma doença metabólica que atinge cerca de 8% da população brasileira. Uma pessoa é considerada diabética quando seu pâncreas não produz insulina ou o faz em quantidade insuficiente. A função da insulina é facilitar a penetração da glicose nas células.Portanto, a falta dessa substância prejudica a entrada de glicose nos tecidos e todo o metabolismo dos açúcares fica alterado. Esse quadro traz consequências graves, mas pode ser controlado com medicamentos e injeções de insulina, que compensam a disfunção do pâncreas. Assim, os sintomas da doença desaparecem, e o diabético pode levar uma vida praticamente sem restrições. No parágrafo anterior, foram citadas duas substâncias, a insulina – que é uma proteína – e a glicose – açúcar. Temos centenas de substâncias diferentes dentro de nossas células, que participam das inúmeras reações químicas do metabolismo. Toda nossa atividade biológica,em outras palavras, a manutenção da nossa vida, depende dessas substâncias e das reações que ocorrem entre elas. 
Além de água – o componente mais abundante da célula viva – e dos sais minerais, as demais substâncias são agrupadas basicamente em quatro categorias: os carboidratos (entre os quais os açúcares são exemplo), os lipídeos (como os óleos, gorduras e cerais), as proteínas (como a insulina, já citada) e os ácidos nucléicos (como o conhecido DNA).


EXERCÍCIOS:
 1-  Explique o papel da insulina no metabolismo de cada pessoa.
        2- A glicose que penetra nas células provém do sangue. Como deve ser a concentração de glicose no sangue do diabético que não faz o tratamento adequado, em comparação a uma pessoa que não é diabética?
        3- Identifique, a partir do texto, as realções entre manutenção da vida e metabolismo. 
      

     Respostas: 1- A insulina facilita a entrada da glicose nas células.
      2- No sangue da pessoa diabética, há uma concentração muito grande de glicose, podendo afetar o metabolismo da pessoa. No sangue de uma pessoa não diabética, há pouca glicose presente, pois em geral ela é logo absorvida pelas células, mantendo o metabolismo sempre no mesmo ritmo.
   3- A relação entre nosso metabolismo e a manutenção da vida é que, para que haja tal manutenção, é necessário as reações químicas entre as substâncias presentes no nosso corpo, realizada pelo nosso organismo sempre de uma mesma maneira, o então chamado metabolismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário