quarta-feira, 22 de junho de 2011

Exercícios da página 132 (=

Organizando o conhecimento


1- As células podem apresentar dois tipos básicos de envoltórios celulares: a membrana plasmática e a parede celular.
a) Diferencie esses dois tipos de envoltórios quanto à composição química e a permeabilidade.
Parede celular = nas células vegetais é formada por polissacarídeo celulose; nos fungos é formada por quitina e polissacarídeos; e nas bactérias é formada por um complexo protéico e polissacarídeos. É permeável.

Membrana plasmática = é formada por moléculas de proteína localizada entre camadas bimoleculares de lipídeos. É semipermeável. 

b) Em que tipos de células esses envoltórios podem ser observados?
A parede celular pode ser encontrada em células vegetais, fungos e bactérias; e a membrana plasmática pode ser encontrada nas células em geral. 


2- Uma célula vegetal quando colocada em uma solução hipotônica recebe água, já que a concentração osmótica de seu meio interno é maior do que do meio externo. Por isso o seu volume pode aumentar, mas até certo limite, apesar de as concentrações externa e interna continuarem diferentes.
Responda:
a) O que impede que a célula vegetal se rompa quando colocada em solução hipotônica?

O que impede que a célula vegetal se rompa é a pressão osmótica(PO), que diminuí conforme a água é absorvida pela célula, diminuindo também a PO da célula.
b) O que permite à água penetrar na célula vegetal?

A pressão osmótica do suco vacoular e sucção interna da célula. 


3- Uma salada de alface mostra-se, algum tempo depois de temperada, com as folhas murchas. Explique o fenômeno.

Quando recém colocado, podemos dizer que o tempero tem maior concentração de soluto, ou seja, é hipertônico, e a alface é o meio hipotônico. Então as células da alface liberam um pouco da água que têm retida e absorve um pouco do tempero, murchando um pouco as folhas, já que as propriedades do tempero e da água são diferentes. 


4- Um estudante colocou dois pedaços recém-cortados de um tecido vegetal em dois recipientes, I e II, contendo solução salina. Depois de algumas horas, verificou que no recipiente I as células do tecido vegetal estavam plasmolisadas. No recipiente II, as células mantiveram seu tamanho normal.
a) Qual a conclusão do estudante quanto à concentração das soluções salinas nos recipientes I e II, em relação ao suco celular do tecido?

Ele chegou a conclusão de que a solução do recipiente I era fortemente hipertônica e a solução do recipiente II era isotônica. 
b) O que significa dizer que em I as células estavam plasmolisadas?

Significa que as células perderam água, diminuindo seu tamanho interno e da membrana plasmática até se "descolar" da membrana celulósica. 


5- Foi feito um experimento utilizando a epiderme de folha de uma planta e uma suspensão de hemácias. Esses dois tipos celulares foram colocados em água destilada e em solução salina concentrada. Observou-se ao microscópio que as hemácias, em presença de água destilada, estouravam e, em presença de solução concentrada, murchavam. As células vegetais não se rompiam em água destilada, mas em solução salina concentrada notou-se que o conteúdo citoplasmático encolhia.
a) A que tipo de transporte celular o experimento está relacionado?

Está relacionado à OSMOSE, o transporte passivo de solvente. 
b) Em que situação ocorre este tipo de transporte?

Quando há diferença na concentração das soluções. 
c) A que se deve a diferença de comportamento da célula vegetal em relação à célula animal? Explique a diferença de comportamento, considerando as células em água destilada e em solução concentrada.

A célula vegetal é envolta por uma parede celular, que resiste mais a tensão e tem mais elasticidade que a membrana plasmática, que envolve a célula animal. 


6- A membrana plasmática é uma película que envolve o citoplasma de todas as células. Ela controla as trocas de íons e moléculas entre o interior da célula e o meio externo (permeabilidade seletiva). Em alguns casos, substâncias passam pela membrana plasmática através da fagocitose e a pinocitose. Qual é a diferença entre os dois processos?

A fagocitose engloba partículas sólidas e a pinocitose engloba partículas líquidas do exterior para o interior da célula.  


7- A membrana plasmática que delimita a célula permite a passagem seletiva de substâncias do meio externo para o meio interno da célula e vice-versa. O que se entende por transporte ativo e difusão facilitada?

No transporte ativo há consumo de energia; enquanto na difusão facilitada (que é um trasporte passivo) não há consumo de energia. Além disso, na difusão facilitada há a presença de transportadores, ou seja, substâncias especiais que combinadas com glicose formam um complexo solúvel em lipídios, facilitando a passagem pela membrana plasmática; e no transporte ativo há o transporte de íons de onde sua concentração é menor para onde sua concentração seja maior.


9- As células que produzem a concha dos moluscos são capazes de absorver grandes quantidades de cálcio da água do mar. O cálcio existe na água do mar em proporções relativamente pequenas. Se um molusco for contaminado por uma substância que reduz a atividade das mitocôndrias nas células que produzem a concha, a extração de cálcio da água do mar é prejudicada. Responda: Isso significa que o transporte de cálcio, através da membrana plasmática dessas células, é passivo ou ativo? Por quê?

Significa que o transporte é ativo, pois a concentração de cálcio no interior das células que produzem a concha é maior do que a concentração encontrada na água do mar. 


10- Desde a Antiguidade, o salgamento tem sido usado como recurso para evitar a putrefação de alimentos, como a carne de boi, porco e peixe. Explique o mecanismo através do qual o salgamento preserva os alimentos.

Quando salgamos a carne, elevamos o seu potencial osmótico, então quando bactérias e fungos decompositores entram em contato com a carne, acabam perdendo para o meio externo, por osmose, grande parte da água de suas células, e destituídas de água, têm seu metabolismo reduzido, conservando por mais tempo a carne. 


11- As bananas mantidas à temperatura ambiente deterioram-se em consequência da proliferação de microrganismos. O mesmo não acontece com a bananada, conserva altamente açucarada, produzida com essa fruta.
a) Explique, com base no transporte de substâncias através da membrana plasmática, por que bactérias e fungos não conseguem proliferar em conservas com alto teor de açúcar.

A bananada, por ter maior concentração de açúcares, é considerada hipertônica e os fungos e bactérias são então hipotônicos. Sendo assim, há o transporte de água das células dos fungos e bactérias para a bananada, reduzindo assim a concentração de água nesses organismos e diminuindo o seu metabolismo. 
b) Dê exemplo de outro método de conservação de alimentos que tenha por base o mesmo princípio fisiológico.

Salgar o alimento; colocá-lo em um local onde passe um grande volume de ar seco, para que seja transferida a água presente no alimento para o ar, ou seja, desidratação. 


















Roteiro para auto-avaliação

1- A celulose (C6H1005)n é um hidrato de carbono que entra na constituição:
a) da clorofila.
b) da parede celular dos vegetais.
c) das células adiposas.
d) do citoplasma celular dos animais.
e) das hemácias.

3- A parede celular e a membrana plasmática apresentam, respectivamente, constituição:
a) celulósica e lipoproteica.
b) glicídica e lipídica.
c) celulósica e proteica.
d) lipoproteica e glicídica.
e) proteica e lipoproteica.

4- É prática comum temperarmos a salada com sal, pimenta-do-reino, vinagre e azeite, porém, depois de algum tempo, observamos que as folhas vão murchando. Isso se explica porque:
a) O meio é mais concentrado do que as células.
b) O meio é menos concentrado do que as células.
c) O meio apresenta concentração igual à das células do vegetal.
d) As células vegetais ficam túrgidas quando colocadas em meio hipertônico.
e) Por uma razão diferente das citadas acima.

5- Uma célula vegetal colocada em meio hipotônico:
a) Sofrerá plasmólise.
b) Não sofrerá qualquer alteração.
c) Ficará túrgida.
d) Sofrerá plasmoptise.
e) Terá saída de água.

6- Hemácias foram colocadas em três tubos de ensaio contendo uma solução de NaCl. Após algum tempo, as hemácias estavam:
enrugadas no tubo I;
normais no tubo II;
rompidas no tubo III.
Assinale, na tabela abaixo, a alternativa correta quanto à concentração da solução de NaCl nos três tubos de ensaio.
Tubo I
Tubo II
Tubo III
a) Hipertônica
Hipotônica
Isotônica
b) Hipertônica
Isotônica
Hipotônica
c) Isotônica
Hipertônica
Hipotônica
d) Hipotônica
Isotônica
Hipertônica
e) Hipotônica
Hipertônica
Isotônica




8- Em célula vegetal, a pressão osmótica de seu suco celular é representada por PO, a pressão de turgescência, por PT, e o déficit de pressão de difusão, por DPD. Em célula túrgida:
a) DPD = 0.
b) DPD = PO.
c) DPD - PT.
d) PO = 0.
e) PT = 0.


9- As propriedades da membrana que lhe permitem realizar o fenômeno da fagocitose são mais ligadas à:
a) Permeabilidade e condutividade.
b) Polaridade e permeabilidade.
c) Condutibilidade e polaridade.
d) Elasticidade e regeneração.
e) Estrutura ultramicroscópica e elasticidade.


11- A incorporação de gotículas no citoplasma, por invaginação da membrana plasmática, formando vesículas, denomina-se:
a) fagocitose.
b) clasmocitose.
c) endocitose.
d) pinocitose.
e) plasmólise.


12- O íon sódio pode ser transferido de dentro da célula, onde sua concentração é baixa, para o ambiente externo, onde sua concentração é alta, vencendo, assim, um gradiente desfavorável à passagem desse íon. O processo, no entanto, não se verifica em presença de inibidores da respiração, como o cianeto.
O exemplo caracteriza um processo de:
a) difusão passiva.
b) transporte ativo.
c) atuação de permeases.
d) difusão facilitada.
e) pinocitose.


14- Medidas de concentração de íons de sódio (Na+) e de potássio (K+), dentro e fora dos neurônios gigantes de lula, revelam:

Íon
Concentração citoplasmática
Concentração no meio extracelular
Na+
50
440
K+
400
20


Se os neurônios são expostos a um bloqueador respiratório, como o cianeto, a concentração de sódio rapidamente se iguala dentro e fora da célula, o mesmo ocorrendo com o potássio. Em condições normais, qual o mecanismo responsável pela manutenção da diferença entre as concentrações iônicas dentro e fora do neurônio?
a) Difusão, pela qual íons podem atravessar a membrana espontaneamente.
b) Osmose, pela qual apenas a água atravessa a membrana espontaneamente.
c) Transporte ativo, pelo qual íons atravessam a membrana com gasto de energia.
d) Fagocitose, pela qual a célula captura partículas sólidas.
e) Pinocitose, pela qual a célula captura gotículas.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Exercícios de Biologia

A Química controla nossas vidas
Certamente você já deve ter ouvido falar em diabetes, uma doença metabólica que atinge cerca de 8% da população brasileira. Uma pessoa é considerada diabética quando seu pâncreas não produz insulina ou o faz em quantidade insuficiente. A função da insulina é facilitar a penetração da glicose nas células.Portanto, a falta dessa substância prejudica a entrada de glicose nos tecidos e todo o metabolismo dos açúcares fica alterado. Esse quadro traz consequências graves, mas pode ser controlado com medicamentos e injeções de insulina, que compensam a disfunção do pâncreas. Assim, os sintomas da doença desaparecem, e o diabético pode levar uma vida praticamente sem restrições. No parágrafo anterior, foram citadas duas substâncias, a insulina – que é uma proteína – e a glicose – açúcar. Temos centenas de substâncias diferentes dentro de nossas células, que participam das inúmeras reações químicas do metabolismo. Toda nossa atividade biológica,em outras palavras, a manutenção da nossa vida, depende dessas substâncias e das reações que ocorrem entre elas. 
Além de água – o componente mais abundante da célula viva – e dos sais minerais, as demais substâncias são agrupadas basicamente em quatro categorias: os carboidratos (entre os quais os açúcares são exemplo), os lipídeos (como os óleos, gorduras e cerais), as proteínas (como a insulina, já citada) e os ácidos nucléicos (como o conhecido DNA).


EXERCÍCIOS:
 1-  Explique o papel da insulina no metabolismo de cada pessoa.
        2- A glicose que penetra nas células provém do sangue. Como deve ser a concentração de glicose no sangue do diabético que não faz o tratamento adequado, em comparação a uma pessoa que não é diabética?
        3- Identifique, a partir do texto, as realções entre manutenção da vida e metabolismo. 
      

     Respostas: 1- A insulina facilita a entrada da glicose nas células.
      2- No sangue da pessoa diabética, há uma concentração muito grande de glicose, podendo afetar o metabolismo da pessoa. No sangue de uma pessoa não diabética, há pouca glicose presente, pois em geral ela é logo absorvida pelas células, mantendo o metabolismo sempre no mesmo ritmo.
   3- A relação entre nosso metabolismo e a manutenção da vida é que, para que haja tal manutenção, é necessário as reações químicas entre as substâncias presentes no nosso corpo, realizada pelo nosso organismo sempre de uma mesma maneira, o então chamado metabolismo.